Por Que Veganos Não Tomam Leite?

Foto de Doruk Yemenici na Unsplash

Para muitas pessoas é relativamente concebível o porquê de pessoas optarem por não comer nenhum tipo de carne, sendo vegetarianas. Mas ainda causa muito estranhamento o fato de pessoas veganas optarem por não consumir nenhum alimento (além de outros produtos) de origem animal, como é o caso do leite e seus derivados, que estão muito presentes na nossa cultura ocidental contemporânea.

A resposta curta pra isso é que seres humanos não são bezerros. É simples assim.

Nós só precisamos – idealmente – beber qualquer tipo de leite de origem animal quando somos bebês, e o animal que deve produzir esse leite pra cada um/a de nós é a nossa mãe.

Assim como mulheres humanas só produzem leite quando estão grávidas ou quando recém tiveram um filho, nas outras espécies de mamíferos não é diferente.

Em questão de saúde, vacas deveriam ter gestações assim como mulheres humanas que têm filhas ou filhos – apenas algumas vezes na vida. Não deveriam ser inseminadas constantemente para estarem constantemente tendo filhos e, consequentemente, produzindo leite.

Produzir leite é tão natural pra uma vaca quanto pra uma mulher humana. É igualmente desgastante, física e emocionalmente.

Foto de Daniel Quiceno M na Unsplash

Mas, no caso das vacas criadas no sistema industrial para produzirem leite, ainda tem o fator agravante de que os filhotes são separados delas ainda bebês. E essa separação não é nada tranquila. As vacas choram e gritam de dor e sofrimento ao terem seus filhotes roubados.

E para onde eles vão? Se forem fêmeas, terão o mesmo destino de suas mães – virar “máquinas” de produção de leite; se forem machos, são mortos ainda pequenos e vendidos como vitela.

As vacas teriam uma expectativa de vida de aproximadamente 20 anos, mas, devido a essa exploração, acabam vivendo apenas cerca de 5 anos. E a morte nem sempre é apenas por exaustão, mas porque chega um ponto em que elas acabam não conseguindo mais engravidar, sendo mortas pelos produtores, que não as veem mais como “produtivas”.

Vacas não articulam palavras como seres humanos, mas se comunicam através de posições corporais e expressões faciais. Elas reconhecem mais de 100 membros de seu rebanho e criam vínculos, ficando mais próximas de suas melhores amigas. Vacas reconhecem quem as tenha cuidado, e expressam gratidão e carinho através de contato físico e até lambidas.

Nós, pessoas veganas, entendemos que nosso prazer momentâneo em consumir certos produtos não vale mais do que o direito que cada animal tem de viver. Nosso paladar não justifica explorar e impor sofrimento a animais inocentes, justamente porque são dóceis e não "atacam" de volta.

Mudar os hábitos ou não é uma decisão pessoal. Mas é importante sermos coerentes e entendermos a dimensão e os impactos de cada uma das nossas escolhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vegano ou Vegetariano? Qual a Diferença?

Cálcio na Alimentação Vegana